Pagina Inicial Tradutor Cursos Artigos Vídeos Fotos Calendário Ecológico Eventos Quem somos Contato  

 

Bio Combustível
Biodiesel 1
Tamanho da letra

 

 
Dono da maior biodiversidade do mundo e com uma vasta quantidade de oleaginosas, o Brasil deu início a exploração de mais uma fonte de energia limpa com a inauguração da primeira usina de biodiesel no dia 24 de março de 2005.
 
 “Estamos dando um sinal ao mundo de que, em um futuro bem próximo, o petróleo não será motivo para que haja guerra no mundo”, disse o presidente Lula durante a homologação da usina Sayminas Biodiesel (Grupo Biobras), em Cássia (MG), como a primeira a comercializar o combustível.
 
O Biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais ou óleos residuais de fritura e pode ser usado puro ou misturado ao diesel de petróleo, sem que sejam necessárias modificações em motores automotivos ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).
 
A sua adaptalidade aos motores de diesel é a principal vantagem em relação a outros combustíveis limpos como o biogás e gás natural.
 
Para o Brasil, além de reduzir a dependência em relação ao petróleo, a produção do biocombustível fortalece o agronegócio e cria um novo mercado para óleos vegetais.
 
Lula definiu a inauguração do programa brasileiro de biodiesel, chamado “Plantando Combustível”, como uma nova matriz energética com ganhos sociais, já que o programa será inicialmente sustentado pela produção de oleaginosas por pequenos agricultures, muitos de regiões pobres do país.
 
Desde o mês de julho de 2008, de acordo com decisão do Conselho Nacional de Política Energética, o percentual de biodiesel que deve ser adicionado ao diesel comum, em todo o Brasil, subiu de 2% para 3%.

Este aumento tímido significará um acréscimo de 400 milhões de litros na demanda do biocombustível ao ano.
 
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já deu sinais de que existe a possibilidade de que o governo federal antecipe a adoção do B5 (adição de 5% de biodiesel) para 2010, três anos antes do prazo, segundo Delmo Vilhena, membro do Conselho de Administração da Comanche Clean Energy, no Jornal da Bioenergia (agosto, 2008).

Com a adoção do B3 a demanda por biodiesel vai alcançar pouco mais de 1,2 bilhão de litros por ano. Mas segundo Vilhena, a capacidade instalada do parque de usinas do país, atualmente, está em 2,5 bilhões de litros por ano. 

Obtenção

O biodiesel pode ser obtido através do craqueamento, da esterificação ou pela transesterificação.
 
Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador.
 
 Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se pode produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
 
A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Com informações do Portal do Biodiesel

 

Fonte: Carbono Brasil

   
       
 
09/06/2009 - Etanol de segunda geração
09/06/2009 - Etanol 1
09/06/2009 - Biodiesel 1
09/06/2009 - Biomassa
09/06/2009 - Biocombustíveis
07/06/2009 - Biodiesel de abacate
12/12/2008 -  Biodiesel feito de algas
26/08/2008 - O que é Biodiesel ?
30/04/2008 - A era dos biocombustíveis

 

     
Notícias | Tradutor | Cursos | Artigos | Vídeos | Fotos | Calendário Ecológico | Eventos | Quem Somos | Contato
© Copyright 2011 Meio Ambiente News - Todos os direitos reservados